terça-feira, 13 de março de 2012

Espetáculo

            O mundo gira muito rápido, num instante tira você do centro do palco e lhe coloca como mero espectador. Engraçado que quando você é o ator principal nem se dá conta do espetáculo que está encenando, porém quando é colocado como mero espectador percebe o que está perdendo. Será que o espectador é um ouvinte inaudível? Será que ser espectador da peça que é a sua vida, não te torna um pedaço importante dela?
            A vida é uma peça teatro. Veja:
         -   Tem personagens principais: você, sua família, seus amores, seus amigos. Temos atores coadjuvantes,  colegas, o padeiro, o açougueiro, a costureira, o locatário, etc.
          -  Tem um tema: sua vida, seus desejos, seus sonhos, suas realizações, etc.
Temos um cenário, o planeta Terra.
           - E tem também os espectadores ora você, ora os que fazem parte da sua vida.
            Só que nessa peça quem decide  os personagens não é você. Engraçado a vida pode até ser sua, mas a peça não é. Essa pertence a uma peça maior chamada vida. Você fielmente acredita ao nascer que será o centro da peça, mas com o tempo percebe que o diretor, nesse caso a vida, brinca com você. Ora te põe  no centro do palco, ora como mero espectador.
            Essa palavra é feia, espectador passa a sensação de algo imóvel, parado. Então vá ensinar a vida que quem dirige sua peça é você. Mostrar-lhe que ser espectador dela tem o seu momento. Mais diga-lhe que  jamais a deixará tomar essa decisão por você.
            Tome as rédeas da sua vida, escreva a peça como desejar, sente-se de vez em quando e assista. Se não gostar, escreva outra coisa e assim por diante. Entenda que mesmo sentado na platéia você será o mais importante. Que o ator no centro do palco, foi você quem colocou, pode ser um parente, um amigo ou o pior de todos, um amor. Esse que quando correspondido, torna sua peça um espetáculo. Porém quando não o é torna sua vida um fracasso. Mas convido você a virar esse jogo. Sabe porque, amigo? você é quem dirige sua peça. Ele esta se sentindo o dono do pedaço, coloque ele em um papel secundário ou ainda melhor, coloque-o atrás das cortinas. Acredite em você nessa peça que é a sua vida. Você até, digo até, pode não voltar atrás para reescrevê-la, mas olhe para frente a caneta está na sua mão. Nesse exemplo que dei o amor é o tema, mais pode ser qualquer coisa, por exemplo dinheiro, amizade, fama, etc.
            Olhe para a vida diferente, não porque você quer acreditar que é assim, mais porque é. Está ouvindo, o som da vida gritando, pedindo para você ser o diretor. Sabe por quê? Tem muitas peças que  ela é o diretor a vida toda, existem muitas pessoas deixando a vida comandar a peça de suas vidas. Então acredite levante a cabeça e diga a si mesmo “ Hoje é o dia, vou me arrumar, escolher a minha melhor roupa, os sapatos mais bonitos, pois hoje vou dirigir minha peça". E se for um fracasso, amigo e daí! Amanhã é outro dia, escreva para ele o que quiser. E se quiser encha de fracassos sua vida até para fracassar é preciso ser dono da peça. É preciso acreditar que ela vai ser um sucesso, é preciso organizá-lo, escrevê-la e ao vê-la fracassar perceba que é sua. Não!! Não faça isso contigo! Não desanime! Ânimo o fracasso é para os fortes, acredite quem vence fracassos, supera algo que a vida dirigiu anos para te ensinar e você nunca aprendeu. Que a vida continua não importa o que aconteça a peça maior que ela dirige não pode parar. E muitos desistem com o fracasso. Fracassam junto com a peça e dizem adeus a ela. A esses além da minha dor e pena tenho desprezo. Sim! Desprezo. A vida dirigiu a peça para ele, tirou-o do centro, colocou-o como espectador. Ele vaiou a sua peça. A vida deu a ele a chance de escrever novamente. Disse a ele “Pegue as rédeas, são suas”. E ele as ignorou e fez afundar a peça de sua vida. Mas poucos são esses, assim quero acreditar. E que ao ler essas páginas, não haja mais ninguém assim. Que reajam. Amigo enquanto viver, enquanto restar em ti um fôlego de vida. Sua peça pode ser reescrita. Vão  boicotá-la, você mesmo vai depreciar seu trabalho. Mais acredite em você no que escreve, quando digo que é único no mundo nem os gêmeos idênticos tem a mesma digital.
Queira viver essa peça que é a sua vida, se não pelo bem maior que rege nossas vidas,  apenas pelo prazer de assistir a uma boa peça de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário